Obrigatoriedade de CNPJ para emissão de notas fiscais é prorrogada para 2027 Pular para o conteúdo
Economia

Obrigatoriedade de CNPJ para emissão de notas fiscais é prorrogada para 2027

Decisão foi anunciada pela Receita Federal e pelo Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços
Karine Alencar -
Nota fiscal
Nota fiscal (Foto: Divulgação / Governo do Estado de MS)

A obrigatoriedade de inscrição de pessoas físicas no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para emissão de documentos fiscais foi prorrogada para 1º de janeiro de 2027. A decisão foi anunciada pela Receita Federal e pelo CGIBS (Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços).

Conforme a resolução, a medida assegura prazo adicional para a adaptação dos contribuintes e acompanha o desenvolvimento de um novo sistema simplificado de inscrição no CNPJ, inspirado no modelo do MEI (Microempreendedor Individual).

A Reforma Tributária sobre o consumo introduziu profundas alterações na sistemática de identificação dos sujeitos passivos, incluindo a previsão de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica por pessoas físicas para o fim específico de emissão de documentos fiscais nos casos em que a legislação tributária exige no âmbito do IBS e da CBS.

Assim, até o dia 1º de janeiro de 2027, permanece autorizada a utilização dos atuais mecanismos de identificação fiscal aplicáveis às pessoas físicas; serão disponibilizados gradualmente os novos sistemas e orientações operacionais; serão conduzidas ações de comunicação e capacitação dos contribuintes.

Também serão publicados atos normativos complementares; haverá disponibilização do sistema simplificado de inscrição no CNPJ em novembro de 2026; será aberto ambiente de testes (sandbox) para adaptação dos emissores de documentos fiscais; e serão divulgados manuais técnicos e orientações ao contribuinte.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Produtores rurais denunciam nova invasão em fazenda de Corumbá e cobram retirada de indígenas

Lucas Trejo, a esposa e os dois filhos do casal

Jogador argentino perde esposa e dois filhos em terremoto que atingiu Venezuela

Detran-MS passa a emitir guia de licenciamento e boletos pelo WhatsApp; confira como funciona

Diogo Lucatelli

Após morte de biólogo, ONG arrecada mais de R$ 200 mil para educação dos filhos dele

Notícias mais lidas agora

Inadimplência cresce e Mato Grosso do Sul tem mais de 1,3 milhão de endividados

Definido: confira o chaveamento do mata-mata da Copa do Mundo

Junho encerra com ‘Lua de Morango’ e fenômeno de microlua

Consultório Móvel leva atendimento veterinário gratuito para cães e gatos no Oliveira II

Últimas Notícias

Famosos

VÍDEO: Prefeito se revolta com cancelamento e detona Gusttavo Lima em evento: ‘Ladrão’

Cantor faria uma apresentação em Surubim (PE), mas precisou cancelar. O prefeito exigiu devolução do cachê e xingou o artista

Política

Lula pode voltar para agenda em Bataguassu na primeira semana de julho, diz Vander

Vander listou mais de R$ 145 bilhões de investimento do Governo Lula 3 para MS

Polícia

Idosa é morta em área rural de Naviraí; borracheiro é principal suspeito de feminicídio

Vizinho encontrou a vítima já sem vida

Esportes

Copa Campo Grande Feminina tem inscrições prorrogadas até sexta-feira

Para participar, equipes devem doar 1 kg de alimento não perecível