A Prefeitura de Campo Grande publicou edital com a confirmação dos candidatos que efetivaram matrícula na 6ª etapa do concurso público para o cargo de GCM (Guarda Civil Metropolitana) de 3ª Classe e também convocou novos candidatos para realizar a matrícula no Curso de Formação.
Ao todo, 31 candidatos considerados recomendados na etapa de investigação social foram convocados para efetivar a matrícula e participar da nova etapa do concurso, que tem caráter classificatório e eliminatório.
Os convocados devem realizar a matrícula até as 23h59 desta sexta-feira (28). Para isso, é necessário preencher e assinar a ficha de matrícula, digitalizar o documento e encaminhá-lo em arquivo único, em formato PDF, juntamente com foto 3×4, documento oficial com foto e demais documentos exigidos pelo edital, para o e-mail da Gerência de Concursos.
Aqueles que não efetivarem a matrícula dentro do prazo serão automaticamente eliminados do concurso.
Aula inaugural
Os candidatos que tiveram a matrícula confirmada deverão participar da aula inaugural no dia 8 de setembro de 2026, às 8h, no Teatro do Paço Municipal, em Campo Grande.
Durante a aula inaugural, serão informados os locais e horários das atividades do Curso de Formação, além de serem disponibilizados o Manual do Candidato e outras orientações.
Curso de formação
A 6ª etapa terá 760 horas-aula, com atividades em período integral. A carga horária diária será definida pela organização e o curso poderá contar com atividades aos sábados, domingos, feriados e também no período noturno.
A formação terá aulas teóricas e práticas, incluindo atividades de condicionamento físico, defesa pessoal e emprego de equipamentos letais. Os candidatos deverão cumprir frequência mínima de 90%.
Para ser aprovado, o candidato deverá alcançar média final de pelo menos 60 pontos no Curso de Formação. Também será necessário atingir, individualmente, o percentual mínimo exigido nas avaliações práticas de Emprego de Equipamentos Letais.
Dedicação exclusiva
O edital estabelece que os candidatos convocados deverão ter dedicação exclusiva ao Curso de Formação, permanecendo à disposição das atividades em tempo integral.
Durante a formação, os candidatos também deverão seguir regras específicas de apresentação pessoal, vestimentas, uso de equipamentos e conduta. O edital proíbe, por exemplo, o uso de celulares durante as instruções e atividades, além da divulgação de imagens ou filmagens do curso e de locais que possam identificar a Guarda Civil Metropolitana.
Bolsa-auxílio
Durante o Curso de Formação, os candidatos receberão uma bolsa-auxílio equivalente a 50% do vencimento inicial de um Guarda Civil Metropolitano de 3ª Classe, letra A.
O pagamento será mensal e proporcional aos dias de curso. Segundo o edital, a bolsa não caracteriza vínculo com a Administração Pública.
A convocação integra o concurso público para o cargo de Guarda Civil Metropolitano de 3ª Classe do quadro permanente da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, regulamentado pela legislação municipal.
Confira os convocados:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Nichole Munaro)







