O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para interessados em cursar especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens, oferecida gratuitamente pelo campus de Dourados. As aulas terão início no segundo semestre letivo e serão a distância.
Conforme a instituição, são 40 vagas, com cotas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para PcDs (pessoas com deficiência).
Com carga horária total de 360 horas, acrescidas de 60 horas dedicadas ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o curso será ofertado na modalidade EAD (Educação a Distância), com aulas no Avea (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem), por meio da plataforma Moodle.
O prazo para a finalização do curso varia de 12 a 18 meses e pode chegar aos 24 meses.
Quem pode cursar
Os interessados devem ter diploma de ensino superior (licenciatura) nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens, tais como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Letras, Pedagogia, Normal Superior, Artes, Ciências Sociais, Linguagens, Educação Intercultural Teko Arandu, entre outras que se enquadrem nessas áreas do conhecimento.
A seleção priorizará licenciados da área que atuem como docentes na Rede Municipal de Ensino de Deodápolis (MS).
Inscrições
Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de julho, por formulário eletrônico. No ato da inscrição, é necessário anexar a documentação exigida para comprovar o enquadramento na categoria de público para a qual o candidato pretende se inscrever.
Os candidatos autodeclarados pretos e pardos deverão passar por procedimento de heteroidentificação telepresencial. Já os indígenas e PcD passarão por verificação documental específica.
A prioridade de classificação segue a seguinte ordem:
1 – Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens que estejam atuando como docentes na Rede Municipal de Ensino de Deodápolis-MS.
2 – Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens que estejam atuando como docentes na Educação Básica (outras redes).
3 – Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens que não estejam atuando como docentes na Educação Básica.
Seleção
A primeira etapa, de análise dos documentos exigidos para comprovação do público-alvo, será eliminatória. Em seguida, os candidatos habilitados serão classificados por meio de sorteio eletrônico.
Os resultados preliminar e final da seleção estão previstos para 10 e 13 de agosto, respectivamente. A previsão é que as aulas tenham início no dia 19 do mesmo mês.
Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas para o e-mail copog@ifms.edu.br.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.








