As 92 letras que concorreram ao Hino Oficial de Mato Grosso do Sul em 1978 e foram reprovadas pela Comissão Julgadora poderão ser vistas pelo público a partir de hoje (23), às 18h, no Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul.
A temporada expográfica “Muito Além do Acorde Final – Ensaios e Versos do Hino Sul-Mato-Grossense” busca apresentar resultados de pesquisa, levantamentos, buscas ativas e catalogação de acervos regionais de Mato Grosso do Sul.
Durante a abertura do evento, ainda será exibido o documentário “Raízes em Canção – a história do Hino de Mato Grosso do Sul”, com direção de Gabriela Dias e Douglas Alves da Silva e realização do Espaço Energia, da Energisa.
História do hino
No fim de 1978, um ano após a criação do Estado, foram abertos concursos para eleger o brasão, a bandeira e o hino oficial. Ao todo, 92 letras (com e sem partitura) foram inscritas para concorrer ao hino, enviadas de todo o país.
“Foi um concurso nacional. Temos letras que vieram de todo o Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, do próprio Mato Grosso e muitos daqui de Campo Grande — alguns até de pessoas conhecidas pelo público”, destaca o historiador e coordenador do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, Douglas Alves da Silva.
O problema é que nenhuma das quase cem versões foi considerada apta pela Comissão Julgadora para ser eleita oficialmente.
Como a cerimônia de instalação do Estado ocorreria em 1º de janeiro de 1979 e a melodia do maestro Radamés Gnattali já estava pronta, as autoridades recorreram às pressas a membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Foi então que Jorge Antônio Siufi e Otávio Gonçalves Gomes escreveram a letra oficial em apenas cinco dias, durante o recesso de Natal de 1978.
As 92 letras descartadas foram parar no Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul e, com o tempo, perderam-se no meio da papelada.
Em 2024, foi iniciada uma busca no arquivo para a catalogação dos concorrentes a símbolos do Estado: brasão, bandeira e hino. Na ocasião, apenas sete hinos eram procurados. “Só sabíamos de sete. Fomos procurar e encontramos 92”, revela Douglas.
“Por sorte, essa documentação estava bem guardada. Estava em um envelope, dentro de uma caixa, que foi parar dentro de outro envelope, tudo sem identificação. Alguém teve a sensibilidade de guardar o envelope, mesmo sem saber do que se tratava. O único erro foi não ter tido troca de informação dentro do acervo”, relata.
Serviço
Temporada expográfica ‘Muito Além do Acorde Final – Ensaios e Versos do Hino Sul-Mato-Grossense‘
- Data: 23 de outubro
- Horário: 18h
- Local: Arquivo Público Estadual – 2º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania
- Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.
- Entrada franca.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Nichole Munaro)










