EUA e Irã retomam ataques; iranianos dizem que ofensivas americanas atrasam reabertura de Ormuz Pular para o conteúdo
Mundo

EUA e Irã retomam ataques; iranianos dizem que ofensivas americanas atrasam reabertura de Ormuz

Ainda não há registros de vítimas ou danos à infraestrutura residencial e comercial
Agência Estado -
Mapa do Estreito de Ormuz e do Estreito de Bab al-Mandab. (Foto: CNN Brasil)

Os Estados Unidos e o Irã voltaram a trocar ataques no fim da tarde desta terça-feira, 14. De acordo com relatos da imprensa iraniana, mísseis americanos atingiram diversos territórios no Estreito de Ormuz, enquanto as forças armadas do país persa retaliaram e atacaram bases americanas no Bahrein e no Kuwait.

Segundo a rede de televisão estatal iraniana PressTV, a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) realizou um “ataque coordenado com mísseis e drones” em áreas militares controladas pelos EUA na região. As ofensivas teriam atingido armazéns com armas e peças para navios na base de Sheikh Isa, no Bahrein, além de uma área de lançamento de drones na base aérea de Ali Al Salem, no Kuwait, destruindo diversos equipamentos.

Os militares do Irã afirmaram que qualquer outro ataque americano será recebido com “respostas surpreendentes”, destacando que a continuidade das ações militares dos EUA impede a reabertura do Estreito de Ormuz.

“Enquanto as ações maliciosas dos EUA continuarem na região, nenhuma gota de petróleo ou gás será exportada da região”, teria dito a IRGC, segundo a PressTV. Os ataques “vão apenas atrasar a reabertura do Estreito de Ormuz”.

Mais cedo, o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom, em inglês) confirmou que lançou mais uma rodada de ataques contra o Irã. Segundo a agência de notícias iraniana Tasnim, os ataques atingiram diversas localidades, como as ilhas de Qeshm, Hengam e a cidade de Bandar Abbas.

De acordo com a imprensa do país persa, ainda não há registros de vítimas ou danos à infraestrutura residencial e comercial.

*Com informações de Letícia Araújo.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chefe do tráfico no Tijuca é transferido para presídio no Rio Grande do Norte

Jovem encontrada morta com bilhete de ameaça em estrada vicinal na fronteira é brasileira

fies

Fies tem mais de 900 vagas para estudantes de Mato Grosso do Sul no 2º semestre

senado senadores

Senadores de MS formam maioria pela aprovação da PEC da Aposentadoria Especial

Notícias mais lidas agora

Acusados de corrupção na saúde sacaram R$ 9,2 milhões de forma fracionada para driblar investigação

tereza cristina senado

Com sugestão de Tereza, Senado aprova MP do Frete e derruba piso de R$ 5 mil

Giovanni Jafar se entrega à polícia uma semana após família ser presa em Campo Grande

Governo do Estado prorroga convênios com entidades de saúde por mais seis meses

Últimas Notícias

Brasil

TSE atualiza aplicativo e-Título e libera novas funcionalidades

Dispositivo permite ao cidadão diversos serviços nas eleições

Polícia

Idoso morre afogado após cair em lago durante caça em MS

A vítima foi identificada como Alvilhano Vilhalva, de 71 anos

Cotidiano

Após se tornar cenário de filme, Morada dos Baís retoma atendimento ao público

Após tornar-se cenário para as gravações do filme que retrata a vida de Lídia Baís, espaço reabre ao público nesta terça-feira (14)

Brasil

Presidente de Sindicato Rural do MT é feito refém durante confraternização em casa

Além de Queiroz, outras nove pessoas também teriam sido feitas reféns e, ao todo, quatro pessoas com idades entre 19 e 22 anos foram presas.