Moradores relataram terem ouvido explosões nas cidades de Bandar Abbas e Sirik, no sul do Irã, nesta quarta-feira (8), conforme divulgou a imprensa local. Até o momento, não há informações oficiais sobre a origem das explosões e a existência de possíveis vítimas.
A situação teria ocorrido poucas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que o acordo de paz com o Irã acabou e ameaçar fazer novos ataques ao país. Embora um acordo de paz tenha sido anunciado em junho deste ano, ambos os países voltaram a trocar farpas nas últimas semanas.
Em declaração à imprensa norte-americana, Trump teria dito: “Vou dar um pequeno aviso: vamos atacá-los com força esta noite. Se for preciso, cortaremos o sistema de energia elétrica e as estações de tratamento de água, mas não queremos isso.”
Sirik e Bandar Abbas já haviam sido alvos de ataques dos EUA nesta terça-feira (7). Além disso, há informações de um bombardeio realizado pelas forças norte-americanas no sul do Irã após acusarem Teerã de atacar três navios comerciais no Estreito de Ormuz, uma das principais rotas do comércio mundial de petróleo.
Ministro reage a ameaças
Em suas redes sociais, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reagiu às ameaças de Trump e afirmou que o país “responderá aos ataques por meio de ações firmes”.
“Dirigir-se à civilizada e corajosa nação do Irã com linguagem ofensiva não diminui sua grandeza. Os iranianos são conhecidos por sua civilidade, cultura e sólidos valores morais. Não respondemos à vulgaridade com vulgaridade, mas com ações: com coragem e grande bravura.”
A declaração também é uma resposta ao tom usado por Trump, que afirmou anteriormente: “Não quero lidar com eles, são liderados por pessoas doentes e são pessoas cruéis e violentas.”
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)










