Pular para o conteúdo
Mundo

Nepal tem 750 mortos e mais de 3 mil desaparecidos após enchentes no Himalaia

Operações de buscas enfrentam dificuldades no resgate
Gabriel Maymone -
Nepal tem 750 mortos e mais de 3 mil desaparecidos após enchentes no Himalaia
Enchentes no Nepal. (The Kathmandu Post)

Sobe para 750 o número de mortos pelas inundações devastadoras que atingem o Nepal e a região do Tibete, na China. Segundo dados divulgados por autoridades locais neste domingo (30), ao menos 3.044 pessoas seguem desaparecidas. Com o volume de chuva aumentando o nível dos rios, equipes de resgate tentam alcançar áreas mais elevadas para socorrer sobreviventes.

A operação de busca e salvamento enfrenta severas dificuldades e precisou ser interrompida diversas vezes desde a última sexta-feira (28). Além do mau tempo, há o risco iminente de novos transbordamentos decorrentes de um lago criado na fronteira entre os dois países. A represa natural formou-se na quarta-feira após o colapso de uma geleira, que provocou um grande deslizamento de lama e passou a verter água em direção aos rios nepaleses.

De acordo com estimativas da Cruz Vermelha, mais de 90 mil pessoas foram diretamente afetadas pela tragédia. O governo chinês atribuiu a intensidade do desastre aos impactos das mudanças climáticas.

Em conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores do Nepal, o chanceler chinês, Wang Yi, classificou o evento como o “desastre transfronteiriço mais grave” registrado entre as duas nações nos últimos anos. Segundo informações da emissora estatal CCTV, o diplomata destacou que o cenário impõe um nível inédito de complexidade aos trabalhos de resgate.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
concurso

Eleições 2026: mais de 70% dos candidatos em MS frequentaram ou terminaram a faculdade

humberto e ronaldo

Dupla Humberto e Ronaldo, do ‘Cê Tá Doido’, encerra Festival de Inverno de Bonito com show aberto ao público

Justiça aceita denúncia contra contrabandistas que usavam bitcoin para lavar dinheiro em MS

Justiça aceita denúncia contra contrabandistas que usavam bitcoin para lavar dinheiro em MS

Servidor federal tem 80% do corpo queimado em Campo Grande e esposa acaba presa

Andarilho é encontrado morto a facadas em Campo Grande e polícia investiga crime

Notícias mais lidas agora

Justiça aceita denúncia contra contrabandistas que usavam bitcoin para lavar dinheiro em MS

Justiça aceita denúncia contra contrabandistas que usavam bitcoin para lavar dinheiro em MS

Caso Fabíola Marcotti

Resíduos de tiro nas mãos de Jazbik ajudaram a derrubar tese de suicídio de Fabiola Marcotti

Mãe encontra filha morta em casa e polícia suspeita de feminicídio em Campo Grande

Polícia prende suspeito de matar Andriele e fugir com criança em Campo Grande

1734 – Expedição de Cuiabá ataca paiaguás no Pantanal

1734 – Expedição de Cuiabá ataca paiaguás no Pantanal

Últimas Notícias

Cotidiano

Frutas do Cerrado e Pantanal viram pomadas para recuperação de animais silvestres em MS

Pesquisas também estudam o uso de guavira, bocaiúva, mangaba, jenipapo e pequi na produção de cosméticos

Mundo

Presidente da Venezuela confirma acordo petrolífero com Estados Unidos

Delcy Rodríguez descreveu tratado como histórico e agradeceu Trump

Polícia

Após discussão, mulher esfaqueia marido na cabeça em Campo Grande

Vítima foi atingida por dois golpes de faca e a suspeita fugiu após cometer o crime

Mundo

Tiroteio em rave na Suíça deixa um morto e cinco feridos

Incidente ocorreu em Aarau, a capital do cantão de Argóvia