Papa Leão XIV vai inaugurar torre central da Sagrada Família na Espanha, obra-prima de Gaudí Pular para o conteúdo
Mundo

Papa Leão XIV vai inaugurar torre central da Sagrada Família na Espanha, obra-prima de Gaudí

Leão XIV vai se encontrar com o Rei Felipe VI e a Rainha Letizia
Agência Estado -
Papa Leão XIV, autoridade máxima da Igreja Católica. (Foto: Vatican News)

O papa Leão XIV vai inaugurar a torre central da Sagrada Família, em Barcelona, Espanha, na próxima quarta-feira, dia 10. O evento está marcado para celebrar o centenário da morte do arquiteto catalão Antoni Gaudí, que projetou a igreja. Leão XIII também vai celebrar uma missa vespertina na basílica. A celebração ocorrerá em meio a visita do pontífice pela Espanha entre os dias 6 e 12 de junho.

Leão XIV vai se encontrar com o Rei Felipe VI e a Rainha Letizia. Ele também presidirá uma vigília de oração com jovens, que relembrará a última vez que um papa visitou a Espanha: em 2011, quando Madri sediou a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI.

Inauguração

A torre que será inaugurada elevou a Sagrada Família à sua altura máxima, 172,5 metros acima de Barcelona, mas a construção ainda está longe de estar concluída. Quando Bento XVI visitou a cidade em 2010, consagrou a basílica. Mas ainda haverá pendências relacionadas à obra quando Leão XIII visitar o país: Gaudí está em processo de canonização, o que não ocorrerá durante a viagem do papa.

A torre recém-concluída é a 14ª da basílica, e a igreja deverá contar com um total de 18 torres. Doze das torres concluídas até agora são dedicadas aos apóstolos, quatro aos evangelhos e uma à Virgem Maria, enquanto a Torre de Jesus é a torre central, encimada por uma cruz de quatro braços feita de vidro e cerâmica branca.

A construção da Sagrada Família começou em 1882 sob a direção do arquiteto Francisco de Paula del Villar. Menos de um ano depois, Gaudí assumiu o projeto e o reformulou completamente. Com informações da Associated Press.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Professora salva homem de atropelamento em ferrovia e relata ‘pavor de trem’

Bonito Cinesur reúne filmes de 10 países e amplia espaço para produções de MS

Com o traje pronto? Confira a lista dos arraiás confirmados em Campo Grande

Com 14 vítimas, Dourados lidera mortes por chikungunya e concentra 39% dos óbitos no país

Notícias mais lidas agora

Citada pelos EUA para nova taxa ao Brasil, ‘lista suja’ do trabalho escravo tem 26 casos em MS

PCC e CV passam a ser considerados terroristas pelos EUA: o que muda em MS?

agendão

Anota aí: primeiro fim de semana de junho tem arraiás, feiras e mais em Campo Grande

Ciúmes? Larissa Manoela quebra silêncio após beijo entre marido e Ana Castela

Últimas Notícias

Brasil

Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH a bons condutores

Lei altera renovação da CNH para bons condutores

Polícia

Jovem invade casa da própria mãe e furta fiação elétrica em Dourados

Homem estava com mais duas pessoas que teriam auxiliado no furto

Famosos

Foi o Zé Felipe? Virginia Fonseca recebe buquê de flores após término com Vini Jr

Virginia Fonseca ficou toda envergonhada ao receber o presente romântico em casa

Brasil

Folha de S. Paulo circula com erro de diagramação em texto nesta sexta-feira

A equipe de arte do jornal esqueceu de substitui texto automático por texto oficial