O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (19) que nomeará um “czar da IA” em seu governo. A ação ocorreu em meio a uma empreitada em defesa da aceleração da inteligência artificial e, segundo Trump, o cargo comandará uma força-tarefa que se dedicará a fomentar o uso da tecnologia.
O presidente anunciou o plano em sua rede social, a Truth Social, e que a força-tarefa será criada em um “futuro próximo”. Trump ainda sugeriu que pessoas com “QI elevado” poderão se candidatar ao cargo.
Na publicação, ele afirma ter tomado a decisão após perceber “ataques” à IA e aos centros de processamento de dados. Na última semana, CEOs de grandes empresas de desenvolvimento de IA fizeram alertas para um avanço descontrolado da tecnologia. Trump reagiu dizendo que não ia frear o desenvolvimento da IA nos EUA, mirando a preocupação em perder a corrida da tecnologia para a China.
No início da semana, Trump falou em uma “conspiração doentia” contra a IA e os centros de dados. Após isso, descartou pedidos para que os EUA criem leis e normas nacionais para regulamentar o uso da tecnologia.
A inteligência artificial será o principal tema da reunião bilateral que Trump terá com o presidente da China, Xi Jinping, na próxima semana. O encontro acontecerá durante a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), segundo a Casa Branca.
*Com informações do G1.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.







