O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apelou à Suprema Corte do país para a suspensão de cerca de 20 mil votos na Califórnia. O caso acontece às vésperas das eleições de meio de mandato dos EUA.
O Departamento de Justiça argumenta que as 20 mil cédulas teriam sido emitidas para as pessoas que não são cidadas dos Estados Unidos. O pedido é considerado infundado pela mídia local.
O governo de Trump pede que as autoridades estaduais separem as cédulas dessas pesosas e adotem medidas para verificar a cidadania de cada uma antes de contabilizar seus votos. Na última sexta-feira (31), o Tribunal de Apelações de Circuito dos EUA já tinha proibido a administração federal de intervir na contagem de votos na Califórnia.
Nos Estados Unidos, diferente do Brasil, cada estado é responsável pela realização do pleito local.
As midterms, como são conhecidas as eleições de meio de mandato nos EUA, são para escolher os novos integrantes do Congresso do país, com renovação total da Câmara e de um terço do Senado. As eleições acontecem nesta terça-feira (3) e pesquisam indicam chance de avanço de congressistas democratas e diminuição de republicanos.
*Com informações do Metrópoles
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.







