Aplicativo Pardal entra em funcionamento neste domingo para receber denúncias eleitorais Pular para o conteúdo
Política

Aplicativo Pardal entra em funcionamento neste domingo para receber denúncias eleitorais

Para acessar a plataforma, o usuário deverá se identificar por meio do e-Título ou da plataforma Gov.br
Karine Alencar -
Pardal
(Foto: Jornal Midiamax)

A Justiça Eleitoral libera neste domingo (16) o uso do Aplicativo Pardal, para que a população possa relatar denúncias de irregularidades durante a campanha de 2026. A ferramenta é disponibilizada em todas as eleições, de forma que as ocorrências sejam encaminhadas diretamente ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Para acessar a plataforma, o usuário deverá se identificar por meio do e-Título ou da plataforma Gov.br. A norma, contudo, assegura que a identidade da pessoa denunciante permanecerá protegida por sigilo, independentemente da forma de autenticação utilizada.

A data também marca o início das propagandas eleitorais, quando os candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador, vice-governador, presidente e vice-presidente da República podem fazer comícios, colocar bandeiras e distribuir materiais gráficos como panfletos e folhetos.

Ao longo desses eventos, a população pode relatar casos ilícitos à Justiça Eleitoral. Confira como usar o Pardal:

  • Pardal Móvel: aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets nas plataformas Google Play e App Store;
  • Pardal ADM: ambiente de uso exclusivo da Justiça Eleitoral para gestão de dados apresentados em denúncias relativas à respectiva circunscrição;
  • Pardal Web: plataforma destinada ao acompanhamento de estatísticas das denúncias registradas.

Para acessar o aplicativo, a pessoa usuária deverá se identificar por meio do e-Título ou da plataforma Gov.br. A norma, contudo, assegura que a identidade da pessoa denunciante permanecerá protegida por sigilo, independentemente da forma de autenticação utilizada.

Denúncias

Ao registrar uma nova denúncia, o usuário terá que informar a descrição da suposta irregularidade. Em seguida, um agente automatizado fará uma classificação preliminar da ocorrência em duas categorias: propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda eleitoral irregular.

Antes do preenchimento das informações complementares, o sistema apresentará orientações sobre quais condutas são permitidas ou proibidas pela legislação eleitoral, de acordo com o tipo de denúncia selecionado. A medida busca reduzir registros equivocados ou sem fundamento.

A classificação sugerida pelo sistema poderá ser alterada pelo próprio denunciante. Além da descrição do fato, será possível anexar fotos, vídeos, áudios ou endereços eletrônicos relacionados à irregularidade apontada.

Após o envio, o sistema gerará um número de protocolo para acompanhamento da denúncia, que poderá ser consultada tanto no aplicativo quanto por meio de um link enviado ao e-mail informado pela pessoa denunciante.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
VíDEO: suspeito de violência doméstica é baleado ao tentar tomar arma de policial

VíDEO: suspeito de violência doméstica é baleado ao tentar tomar arma de policial

Vendedor é morto a tiros em loja de materiais de construção

Vendedor é morto a tiros em loja de materiais de construção

STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

Bolsonaro pede ao STF para se consultar com a nora, que é dentista

Morador de São Paulo é encontrado morto em motel de Três Lagoas

Morador de São Paulo é encontrado morto em motel de Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Cardápio chique: Gerson Claro vai gastar R$ 618 mil da Alems com café da manhã só para deputados

Após repercussão negativa, Alems para licitação de R$ 618 mil para ‘café chique’ dos deputados

nazare tedesco de ms

Aluna de Nazaré Tedesco? Sequestradora teria ‘copiado’ plano de vilã em Campo Grande

STF começa a julgar ação que pode abrir ‘caixa-preta’ de altos salários no MPMS

STF começa a julgar ação que pode abrir ‘caixa-preta’ de altos salários no MPMS

nubank

Nubank fica ‘fora do ar’ e usuários relatam dificuldades para acessar aplicativo

Últimas Notícias

Brasil

Missão pede investigação sobre filiação falsa de Flávio ao partido

A filiação irregular de Flávio ao Missão levou o TSE a suspender temporariamente o processamento de novos registros

Polícia

VÍDEO: homem baleado que tentou tomar arma de policial é ex-presidiário

Os tiros são efetuados, o homem é atingido e detido

Brasil

Etanol hidratado sobe 7,24% e anidro avança 5,32% nesta semana nas usinas paulistas, diz Cepea

O valor do anidro avançou 5,32% no período

Política

Caiado é aplaudido por empresários em SP, pede apoio nas redes e doações

O encontro, com cerca de 200 pessoas, foi organizado pelo vice na chapa, Gilberto Kassab (PSD)