Após luto, vereadores de Campo Grande discutem veto polêmico a diagnóstico de autismo Pular para o conteúdo
Política

Após luto, vereadores de Campo Grande discutem veto polêmico a diagnóstico de autismo

Análises retornam após a sessão de quinta-feira (23) ter sido suspensa diante da decretação de três dias de luto
Thalya Godoy -
camara
Sessão na Câmara de Vereadores. (Ascom, CMCG)

Os vereadores da Câmara Municipal de iniciam a semana com a análise de dois projetos e três vetos na sessão ordinária de terça-feira (30). As análises retornam após a sessão de quinta-feira (25) ter sido suspensa diante da decretação de três dias de luto pelas mortes do ex-governador Marcelo e da ex-deputada Giselle Machado, na semana passada.

Além destes cinco projetos, há a expectativa de que o projeto que trata da abertura de crédito suplementar de R$ 5,2 milhões, que travou a pauta por uma semana, retorne para a votação. 

Em segunda discussão e votação, os vereadores analisam o  Projeto de Lei nº 12.062/25, que denomina a praça localizada no parcelamento North Park, bairro Mata do Segredo, lote 1, quadra 22, de “Praça Gislaine Eilert Barcellos”, em homenagem à advogada, que faleceu em julho de 2025. A proposta é do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB).

Os vereadores também analisam o Projeto de Lei nº 12.079/25 para denominação do logradouro Praça Clotilde Faustino Limeira da área localizada entre as ruas Cassiano Gabus Mendes e Araguacema, no bairro Residencial Betaville. A proposta é do vereador Júnior Coringa (MDB).

Vetos

Serão analisados três vetos do Poder Executivo; entre eles, o veto total ao Projeto de Lei nº 11.527/2025, que proíbe o uso do termo “gratuito” para referência a bens, serviços ou benefícios públicos financiados por tributo. Os autores são os vereadores André Salineiro (PL) e Rafael Tavares (PL). 

Outra proposição que recebeu veto total é o Projeto de Lei nº 11.591/25, que trata da realização do teste da escala M-Chat em Campo Grande. A escala é usada para diagnosticar crianças com TEA (transtorno do espectro autista). Os autores são os vereadores Maicon Nogueira (PP) e Júnior Coringa (MDB). 

O Executivo também colocou veto parcial ao Projeto de Lei nº 11.948/25, que institui o programa “Além da Farda”, de cuidado com a saúde mental de profissionais da segurança pública. O autor é o vereador Jean Ferreira (PT).

🔵 Receba notícias de Política no seu WhatsApp

Participe do grupo de Política do Jornal Midiamax no WhatsApp e receba informações diárias de tudo o que acontece na política de Mato Grosso do Sul.

Clique aqui para participar

(Revisão: Nichole Munaro)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Honra máxima”: Léo Santana compartilha bastidores de gravação da versão brasileira de “Dai Dai”, música da Shakira para a Copa

Reconhecer sintomas livrou até Papai Noel de complicações do infarto em MS

Presa por matar homem queimado em banheiro é denunciada pelo Ministério Público em Dourados

coxim

VÍDEO: Dupla executa homem com criança no colo em bar de Coxim

Notícias mais lidas agora

Inadimplência cresce e Mato Grosso do Sul tem mais de 1,3 milhão de endividados

Definido: confira o chaveamento do mata-mata da Copa do Mundo

Junho encerra com ‘Lua de Morango’ e fenômeno de microlua

Tudo isso? Nubia Oliiver choca ao revelar quanto já ganhou ao vender uma foto do pé

Últimas Notícias

Esportes

Com Neymar e Vini Jr, Brasil faz último treino antes de encarar o Japão

Brasil deve ir ao campo sem modificações na escalação

Famosos

‘Falei pra ele não pedir divórcio’: Virginia Fonseca revela que separação partiu de Zé Felipe

Virginia Fonseca e Zé Felipe anunciaram o fim do relacionamento em maio de 2025

Polícia

Dupla suspeita de executar pai com bebê no colo fugia para Rio Verde quando foi abordada

BOPE abordou os suspeitos, que atiraram contra os policiais

Trânsito

Testemunhas relatam que garçonete teria sido atropelada na Duque de Caxias

Mulher morreu no local do acidente