Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em duas semanas, 1,7 mil pacientes realizam exames de prevenção ao câncer

HCAA oferta 80 mamografias e 100 PSA até 27 de novembro
Gustavo Henn -
Em duas semanas, 1,7 mil pacientes realizam exames de prevenção ao câncer
Pacientes aguardam para realizar mamografia. (Foto: Pietra Dorneles/Jornal Midiamax)

Cerca de 1,7 mil pacientes realizaram exames de prevenção ao câncer de mama e ao de próstata durante as duas primeiras semanas da campanha conjunta do Outubro Rosa e Novembro Azul, em . Os dados são do HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão), que prevê até 5 mil exames ao fim da campanha.

O hospital iniciou, no dia 15 de outubro, a realização gratuita de 180 exames por dia. Desses, são 80 mamografias, voltadas a pacientes do sexo feminino entre 40 e 74 anos, e 100 PSA (antígeno prostático específico) para pacientes do sexo masculino entre 40 e 75 anos. Nas duas primeiras semanas, foram feitas cerca de 1,2 mil mamografias e 500 PSAs. O diretor técnico do hospital, Dr. Marcelo Murucci, explica que a adesão às mamografias está maior devido ao mês de outubro, atrelado à prevenção do câncer de mama.

“Nós estamos com uma adesão um pouquinho menor aos exames de PSA, aproximadamente metade da nossa capacidade sendo utilizada […] Mas as mamografias já estão com uma adesão maior, até por se tratar do mês de outubro, tem essa questão do Outubro Rosa, então, realmente chama mais atenção das mulheres. Acredito que, com o passar dos dias, entrando agora no mês de novembro, a gente tem uma ampliação da procura pelos exames de PSA”, comenta o diretor.

Como realizar os exames?

Sala onde são realizadas as mamografias. (Foto: Pietra Dorneles/Jornal Midiamax)

Marcelo Murucci ressalta que os exames são gratuitos e realizados conforme distribuição de senhas. As mamografias e os PSAs são realizados a partir de diferentes horários.

“O exame é gratuito pras duas modalidades. No caso das mulheres, é só chegar a partir das 6h, e, no caso dos homens, a partir das 5h, portando documento, RG, CPF e Cartão Nacional do SUS, pra que possa ser realizado o cadastro e, aí, sim, o exame.” O HCAA fica localizado na Rua Marechal Rondon, 1053, em Campo Grande, e tem distribuições de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Diretor técnico do hospital, Marcelo Murucci. (Foto: Pietra Dorneles/Jornal Midiamax)

O diretor técnico destaca que o PSA exige uma preparação do paciente para ser realizado. “O único exame que precisa de preparo é o PSA, que exige um jejum de 4 horas, não ter tido atividades de montaria no dia anterior, como bicicleta, moto, cavalo, e também evitar esforço físico intenso no dia anterior e relações sexuais nos últimos três dias. Já mamografia não exige nenhum preparo, é só a mulher aparecer”, explica.

Atendimentos permanecem até o fim de novembro

Campanha conjunta do Outubro Rosa e do Novembro Azul permanece até 27 de novembro. (Foto: Pietra Dorneles/Jornal Midiamax)

Apesar do fim do mês de outubro, tanto as mamografias quanto os PSAs permanecem disponibilizados na unidade até o dia 27 de novembro. A meta de realizar a campanha conjunta entre Outubro Rosa e Novembro Azul é atrair maior público nos dois meses.

Segundo Marcelo Morucci, a procura dos exames deve se inverter com a chegada de novembro. “A inversão vai ser da ligação realmente do mês da campanha. Muitas pessoas, assim, comentando na rua ou encontrando com pacientes até do nosso dia a dia, mesmo, falam: ‘Ó, a campanha, como é que tá?’. Falo: ‘Ó, já começou’. E as pessoas ainda não estavam sabendo. Então, essa divulgação da campanha unificada é importante pra nós, para que as pessoas procurem fazer os exames nos horários que estão previstos.”

A expectativa inicial do hospital é realizar, até o fim da campanha, cerca de 5 mil exames entre mamografias e PSAs.

Diagnóstico precoce

Exame de mamografia é usado para prevenção ao câncer de mama. (Foto: Pietra Dorneles/Jornal Midiamax)

O tratamento contra os dois tipos de câncer é ainda mais eficaz se iniciado com maior antecedência. Por isso, o diretor ressalta a importância de realizar os exames e assegurar um diagnóstico precoce.

“Teoricamente, como a gente está disponibilizando a partir dos 45 anos, é um convite pra todos, né? E que os de 45 também venham, não deixem pra mais tarde”, afirma Marcelo.

Maria das Graças realizou, nesta semana, a mamografia pela segunda vez, aos 47 anos. Ela procura estar “em dia” com os exames para evitar riscos posteriores. “É a segunda vez [que faço]. Quando eu fiz 40 anos, eu fiz; aí eu sei que é importante fazer e, agora, eu vim fazer novamente”, conta Maria.

Maria das Graças. (Foto: Pietra Dorneles/Jornal Midiamax)

“É muito importante, né? A gente precisa fazer, porque a gente sabe que o diagnóstico, quanto mais rápido, melhor. Por isso, eu vim”, completa.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
VÍDEO: Motorista passa mal, perde controle do carro e quase atinge homem em SP

VÍDEO: Motorista passa mal, perde controle do carro e quase atinge homem em SP

Vista Aérea do município de Rio Negro

Aditivo eleva contrato de manutenção rodoviária em Rio Negro para R$ 19 milhões 

Cemitério Santo Antônio (27)

Espaços de memória, cemitérios-parque e tradicionais contam como a sociedade ressignificou a morte

Das fogueiras pré-históricas aos cemitérios, o fogo ressignificou a interpretação da morte

Das fogueiras pré-históricas aos cemitérios, o fogo ressignificou a interpretação da morte

Notícias mais lidas agora

Pacotão fiscal: entenda a PEC de Riedel que mexe em tributos e salários em MS

Pacotão fiscal: entenda a PEC de Riedel que mexe em tributos e salários em MS

‘Boca da Denar’: suposto desvio de drogas apreendidas pela PC rendeu R$ 1,6 milhão, diz Gaeco 

Delegado e advogado viram réus por vazamento de informações em operação do Gaeco

Com 1.475,8 mm, chuva acumulada em 2026 já superou total do ano passado em Campo Grande

Com 1.475,8 mm, chuva acumulada em 2026 já superou total do ano passado em Campo Grande

‘Não fazem mal’: sem temer os mortos, coveiro zela pela memória de quem já se foi em Campo Grande

‘Não fazem mal’: sem temer os mortos, coveiro zela pela memória de quem já se foi em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Executado em BMW em Bonito, ‘Proibido’ tem extensa ficha criminal e integrava facção em MS

Motivação e suspeitos pelo crime ainda não foram identificados

Política

Ministros prometem punição para crimes contra indígenas ao chegar em MS

Comitiva federal visita comunidades após denúncias de violência, perseguição política e intolerância religiosa

Cotidiano

Ana ressignificou as marcas do câncer de mama por meio da micropigmentação

Com micropigmentação gratuita, projeto ajuda mulheres a resgatarem a autoestima após o câncer de mama

Mundo

Ebola ultrapassa 5 mil mortes no Congo e atinge letalidade próxima de 50%

Novo balanço foi divulgado neste sábado (31)