Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Com raízes terena de MS, filho de ator é o primeiro indígena a assumir cargo de diplomata do Brasil

Idjahure Achkar Terena está entre os primeiros indígenas a ingressar na carreira diplomática do país
Karina Campos -
Com raízes terena de MS, filho de ator é o primeiro indígena a assumir cargo de diplomata do Brasil
Filho do ator sul-mato-grossense Mac Suara Kadiwéu, Idjahure Achkar Terena. (Divulgação, Embaixada da França no Brasil)

Filho do ator sul-mato-grossense Mac Suara Kadiwéu, Idjahure Achkar Terena abre um novo capítulo na história da diplomacia brasileira. Com raízes indígenas em Mato Grosso do Sul, ele está entre os primeiros representantes de povos originários a ingressar na carreira do Itamaraty, ao lado de Marcelo Kariri Menezes, do povo Kariri.

Na quarta-feira (4), os dois conquistaram uma vaga como terceiros-secretários, por meio de uma política inédita de cotas para candidatos indígenas e quilombolas no concurso de admissão à carreira diplomática.

A chegada dos novos diplomatas também representa uma mudança no perfil de uma instituição historicamente pouco diversa. A turma que começa a formação em 2026 e segue até 2028 terá cerca de 60 alunos. Quase metade das vagas foi ocupada por pessoas de grupos sub-representados, sendo 17 pessoas negras, sete pessoas com deficiência, uma quilombola e os dois indígenas. As mulheres também alcançaram participação recorde, com 45% da turma.

A conquista foi celebrada na quinta-feira (5), durante a cerimônia de posse. Na ocasião, a ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, destacou a importância de aproximar o corpo diplomático da diversidade que compõe o Brasil.

“Em tempos de ameaças à democracia e aos direitos duramente reconhecidos na Constituição de 1988, celebrar a entrada dos primeiros diplomatas indígenas e quilombolas brasileiros nessa instituição bicentenária é um ato de resistência”, afirmou.

Representatividade de MS

O ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, nascido em Mato Grosso do Sul, também participou da solenidade e relacionou a conquista ao conceito de “Aldear o Estado”, que defende a presença de indígenas nos espaços de decisão do país.

Para ele, a entrada dos novos diplomatas representa muito mais do que uma conquista individual. É também uma forma de romper com uma história de exclusão e ampliar a participação dos povos originários na construção das políticas brasileiras.

O escritor indígena Ailton Krenak, convidado de honra da cerimônia, também celebrou o momento. Ao destacar a presença das famílias e das crianças indígenas na solenidade, ressaltou a importância de ocupar espaços que, durante muito tempo, pareciam inacessíveis.

Caminhos até o Itamaraty

A trajetória de Idjahure também passa pela educação. Ele é doutorando em Antropologia Social pela USP (Universidade de ), mestre na mesma área pela UFRJ (Universidade Federal do ) e formado em Ciências Sociais pela PUC-Rio.

Marcelo Kariri, por sua vez, é engenheiro eletricista formado pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) e tem MBA em Digital Business pela USP/Esalq. Também trabalhou como engenheiro de suporte a produtos e é autor de um livro infantojuvenil.

Durante a cerimônia, Marcelo lembrou das dificuldades enfrentadas por sua família e de como a educação foi fundamental para mudar esse caminho. “Minha mãe viu na educação uma porta para a vida”, contou.

Idjahure também destacou o peso histórico de sua chegada ao Itamaraty. Para ele, ocupar esse espaço significa enfrentar uma trajetória de exclusão e construir um presente em que a diversidade dos povos indígenas também faça parte do Estado brasileiro.

“Estar no Itamaraty é ter consciência de toda essa história pretérita de exclusão e tutela, batalhando por um futuro ancestral e por um novo presente onde a nossa diversidade étnica finalmente integre o Estado”, avaliou.

Filho do artista Mac Suara Kadiwéu, reconhecido como o primeiro ator indígena do cinema brasileiro, Idjahure leva consigo uma história familiar que também atravessa a arte e a valorização da identidade indígena.

A presença dos dois novos diplomatas representa um passo importante para que os povos originários também ocupem espaços de representação e decisão no país.

*Com informações da Agência Brasil.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Preso por sequestrar e roubar dentista no Tiradentes é liberado com tornozeleira eletrônica 

Suspeito de furtar moto na Cachoeira do Ceuzinho é preso no Jardim Bela Vista

Papa Leão XIV chega ao Uruguai, primeira parada da viagem apostólica à América do Sul

Papa Leão XIV chega ao Uruguai, primeira parada da viagem apostólica à América do Sul

ponta pora x paraguai

Comissão de Relações Exteriores no Senado vai ‘buscar’ brasileiros afetados por colapso do Ueno no Paraguai

Comerciantes paraguaios apostam nos brasileiros para manter vendas em meio à crise financeira

Comerciantes paraguaios apostam nos brasileiros para manter vendas em meio à crise financeira

Notícias mais lidas agora

Equipamento de energia solar do Senai-MS foi flagrado na fábrica do presidente da Fiems

Equipamento de energia solar do Senai-MS foi flagrado na fábrica do presidente da Fiems

Comerciantes paraguaios apostam nos brasileiros para manter vendas em meio à crise financeira

Comerciantes paraguaios apostam nos brasileiros para manter vendas em meio à crise financeira

garras_viatura

Após escândalo com ex-chefes, veteranos do Garras repudiam ‘uso político’ e cobram Videira

Vale a pena antecipar a ceia de fim de ano na Black Friday?

Vale a pena antecipar a ceia de fim de ano na Black Friday?

Últimas Notícias

Polícia

Polícia prende 5 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas em Água Clara

Além das prisões, a polícia apreendeu cerca 55 kg de drogas

Cotidiano

Instituto registra primeiro ninho de arara-vermelha em Campo Grande

Instituto Arara Azul monitora dois filhotes da espécie e destaca participação dos moradores na conservação das aves

Esportes

Juventude AG, de Dourados, goleia por 8 a 1 e mantém liderança na Copa Centro-Oeste

Equipe realizou sua terceira goleada seguida na compeitção, garantindo a liderança por saldo de gols

MidiaMAIS

Exposição reúne história da música de MS com shows, filmes e acervos raros no MIS

Mostra gratuita abre em 10 de novembro, em Campo Grande, com instrumentos históricos, fotografias, discos e programação cultural