Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Colômbia nesta segunda-feira (10). Segundo o balanço das autoridades locais, as mortes chegaram a 111. O governo colombiano declarou estado de emergência. Na cidade de Cali, 20 prédios desabaram e ainda há pessoas sob os escombros.
A Agência Geológica dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) informou que o epicentro do tremor aconteceu em San José del Palmar, a uma profundidade de 110 km. A cidade fica a 230 km da capital Bogotá e cerca de 150 km de Medellín e Cali. Após uma hora do tremor, uma réplica de magnitude 5,0 e 100 km de profundidade foi registrada.
Vítimas
Após o último balanço divulgado pelas autoridades locais e contabilizado pela agência Reuters, o número de mortos ficou na seguinte distribuição:
- Risaralda: 42 mortos;
- Valle del Cauca: 27 mortos;
- Província de Chocó: 4 mortos;
- Cidade de Manizales: 2 mortos;
- Medellín (província de Antioquia): 1 morto.
Tremores
O tremor chegou a ser sentido na capital do país, Bogotá. O presidente da Colômbia, Abelardo de la Espriella, que está no seu primeiro dia útil de governo nessa segunda-feira (10), afirmou que viajará à cidade de Pereira para acompanhar os trabalhos de resgate.
Autoridades informaram que houve danos aos aeroportos nas cidades de Pereira, Quibdó, Manizales, Armenia, Cartago e Buenaventura. O tremor ainda foi percebido em alguns países vizinhos, como Equador e Venezuela. No Brasil, o tremor foi sentido na cidade de Manaus, no estado do Amazonas.
Apesar de terremotos serem comuns na Colômbia, devido à sua localização próxima a uma placa tectônica, sismólogos afirmam que tremores dessa magnitude não são comuns. O sistema de alerta de tsunamis dos Estados Unidos afirmou não haver perigo de tsunami devido ao terremoto.
Famosos prestam apoio
Alguns famosos colombianos usaram suas redes sociais para prestar apoio e solidariedade às vítimas das áreas atingidas. Na rede social X (antigo Twitter), a cantora colombiana Shakira mandou forças à terra natal e pediu para os colombianos se unirem neste momento de angústia.
“Colômbia querida, meu coração está com todos os que hoje sentiram esse terremoto e com as famílias que estão passando momentos de angústia. Em momentos assim, nós, colombianos, sabemos nos unir e nos sustentar uns aos outros. Toda a minha força e o meu amor para a minha terra. Vamos nos abraçar forte e ficar atentos às indicações para podermos ajudar assim que possível”, afirmou.
O cantor colombiano Maluma também se pronunciou via Instagram e pontuou a necessidade de força e união do povo colombiano após a tragédia.
“Que dor tudo o que está acontecendo na Colômbia. Um abraço de alma a todos os familiares das vítimas e saibam que estamos à disposição para ajudar. Mais adiante, compartilharemos formas de ajuda para as pessoas que mais precisam. Força, Colômbia! Agora, mais do que nunca, precisamos dessa força e dessa união”, disse o cantor em seus stories.
Lula se manifesta
Mais cedo, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também se pronunciou em sua conta no X e prestou apoio e solidariedade ao povo colombiano. O presidente ainda pontuou que o Brasil fornecerá ajuda para o país afetado pela tragédia.
“Em nome do povo brasileiro, manifesto minha solidariedade ao povo colombiano, especialmente às famílias das vítimas e a todos os afetados pelos tremores. O Brasil permanece à disposição da Colômbia para prestar o apoio necessário”, disse.
*Com informações do G1.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Nichole Munaro)









