Morto durante operação do Bope, chefe do narcotráfico era considerado ‘intocável’  Pular para o conteúdo
Polícia

Morto durante operação do Bope, chefe do narcotráfico era considerado ‘intocável’ 

José Mariano Paz Chávez morreu após operação do Bope em São Gabriel do Oeste
Gustavo Henn -
Morto durante operação do Bope, chefe do narcotráfico era considerado ‘intocável’ 
José Mariano paz Chavez, narcotraficante considerado 'intocável'. (Foto: Reprodução)

O narcotraficante José Mariano Paz Chávez, morto durante operação do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) em São Gabriel do Oeste na última sexta-feira (7), era considerado ‘intocável’ na Bolívia e chefe do narcotráfico. Além dele, outros três criminosos morreram durante a ocorrência: Bruno Bascope Jordan; José Oscar Lacoa Rapu; e Cristian Guzman Parada.

Os bolivianos faziam parte do alto escalão do crime que abastecia o país com tráfico de drogas. Segundo informações de publicações bolivianas, Mariano Paz “passeava pela Bolívia sentindo-se intocável, mas cruzou o Brasil e recebeu a Justiça que sempre evitou”.

O grupo acumulava mais de 10 anos de passagens por crimes como sequestro, homicídio, tráfico de drogas e cárcere privado. Os bolivianos seriam os responsáveis pela morte do tenente boliviano Yerson Salazar, além de outras quatro vítimas. “Tiramos de circulação um elemento diferenciado no tráfico de drogas na América do Sul”, afirmou o tenente-coronel Rocha sobre o narcotraficante ‘intocável’.

Ainda conforme o tenente-coronel Rocha, há uma linha de investigação que indica uma possível segunda aeronave preparada para resgatar os envolvidos. Também houve indícios de uma possível tentativa de resgate desenvolvida por brasileiros, que segue sob investigação. 

Operação

A atuação do Bope começou em 31 de julho, quando uma equipe do batalhão recebeu informações da polícia de Mato Grosso sobre uma aeronave que entrou no espaço brasileiro sem plano de voo. O Bope recebeu apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) e o piloto boliviano aterrissou em uma área rural na região de .

Porém, os quatro ocupantes iniciaram fuga nas matas próximas ao local. Os militares foram recebidos a tiros de fuzil, na sexta-feira (7), em mata próxima ao Rio . No confronto, os narcotraficantes foram atingidos pelos policiais e socorridos até São Gabriel do Oeste, onde as mortes foram constatadas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Família de Ayla acredita que sequestradora criaria a recém-nascida como filha: ‘Emboscada’

Família nega que mãe adolescente teria envolvimento em sequestro de bebê

Caminhão carvoeiro tomba e interdita faixa da BR-262; segundo acidente da semana no trecho

Caminhão carvoeiro tomba e interdita faixa da BR-262; segundo acidente da semana no trecho

Elenco faz campanha para levar filme gravado em Mato Grosso do Sul ao Festival do Rio

Elenco faz campanha para levar filme gravado em Mato Grosso do Sul ao Festival do Rio

Cidema prevê licitar plataformas educacionais por até R$ 25,1 milhões (Magnific, reprodução autorizada)

TCE-MS paralisa licitação do Cidema para adquirir plataformas educacionais por R$ 25 milhões

Notícias mais lidas agora

Família de Ayla acredita que sequestradora criaria a recém-nascida como filha: ‘Emboscada’

Família de Ayla acredita que sequestradora criaria a recém-nascida como filha: ‘Emboscada’

VÍDEO: Jovem de 23 anos morre após bater carro contra poste em Amambai 

VÍDEO: Jovem de 23 anos morre após bater carro contra poste em Amambai 

Volta as aulas (Eliel Dias) (19)

Realidades diferentes: Ideb expõe extremos da educação e revela ranking das escolas de MS

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

Últimas Notícias

Polícia

PM tem viatura cercada durante prisão por estupro e mulher é atingida por bala de borracha 

Multidão gritava que iria matar o preso por estupro

Mundo

Duas mulheres morrem em colisão envolvendo carro e caminhões rumo ao Paraguai

Apurações preliminares indicam que o automóvel iniciou uma ultrapassagem que culminou no acidente

Cotidiano

Fim da era boêmia? Mortes e brigas preocupam público e comércio da Rua 14 de Julho

Jovem de 21 anos foi assassinado com golpe de faca enquanto rua estava movimentada

Polícia

Adolescente detalha momentos em cativeiro e fala da felicidade de ter bebê resgatada

Jovens teriam sido mantidas por mais de 13 horas em cativeiro