No terceiro bloco do Debate Midiamax, realizado nesta segunda-feira (21), os candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul discutiram políticas de habitação e programas sociais. No formato da rodada, o sorteio define quem pergunta, quem responde e um terceiro candidato para comentar. O concorrente responsável pela pergunta também escolhe um dos nove temas pré-determinados.
Na rodada, Lucien Rezende (PSOL) questionou Eduardo Riedel sobre políticas de moradia para a população idosa. O candidato citou que Mato Grosso do Sul tem mais de 400 mil pessoas com mais de 60 anos e perguntou quais são as propostas para quem ainda não tem casa própria.
“Na população com mais de 60 anos, são mais de 400 mil pessoas em MS. Dessas, quantas não têm casa própria? Qual é o seu programa? No meu programa, quero zerar a fila de idosos que não têm casa própria”, afirmou.
Riedel utilizou o tempo de resposta para citar programas habitacionais do Governo do Estado voltados a diferentes faixas de renda. “O Bônus Moradia fez mais de 6 mil unidades habitacionais”, disse.
Na sequência, Riedel rebateu uma fala do candidato Fábio Trad e citou dados sobre pobreza em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o Estado passou de 21,3% para 17,7% da população nessa condição. O candidato também afirmou que houve redução de 60% na extrema pobreza e relacionou o resultado ao aumento do emprego.
“A gente, com prosperidade e educação, tem tirado mais pessoas da extrema pobreza, que diminuiu 60%. Quando vêm falar que são só os programas sociais, não é verdade, porque diminuiu o volume do Bolsa Família e do Mais Social por causa da empregabilidade: temos a menor taxa de desemprego da nossa história”, afirmou.
Crítica de Fábio Trad
No comentário, Fábio Trad (PT) contestou o modelo de gestão apresentado por Riedel. O candidato afirmou haver contraste entre o discurso e a forma de administrar o Estado e classificou o modelo como “extremamente violento, excludente e de elite”.
Trad também questionou a distribuição da riqueza citada pelo governador. “Você precisa admitir isso. Onde está esta riqueza?”, questionou.
Ao retomar a palavra, Lucien voltou ao tema da habitação e citou ações do governo federal. “Nos últimos três anos e meio, o presidente Lula construiu quase 40 mil casas em MS. É para isso que quero ser governador, para ampliar isso, dar qualidade de vida e dignidade para os nossos idosos”, declarou.
🔵Debate Midiamax 2026
O Debate Midiamax será realizado no dia 21 de setembro, a partir das 20h, no auditório do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul).
Com transmissão ao vivo, o evento poderá ser acompanhado pelo Jornal Midiamax, com cobertura completa no portal, no Canal Midiamax no YouTube, pelo canal 4 da Net e nas redes sociais do jornal, incluindo Instagram, TikTok, X (Twitter) e Facebook.










